quarta-feira, 24 de junho de 2009

Por onde começar

Bem, por onde começar um blog sobre isto de ser "artista" e trabalhar por conta própria?
Talvez por responder à velha questão:
"Será que eu dava um freelancer?".

No meu ver, qualquer pessoa pode ser freelancer. É certo que exige algumas caracteristicas especificas de personalidade, mas com a fragilidade do actual mercado de trabalho o mais normal é que mesmo o trabalhador por conta de outrém as ande a desenvolver, se quer manter o emprego.

Para começar a pessoa deve ter alguns requisitos práticos, como ter um local para trabalhar, ter tempo para o fazer, ter um minimo de conhecimento de como se gere um negócio (finanças, contacto com clientes, registos, etc), ter um minimo de conhecimentos de networking, para se fazer chegar ao cliente e vice-versa, e finalmente e o mais importante, ter algo para oferecer que os outros queiram.
Se o que oferecem tem mercado é um assunto que deixaremos para depois.

Ora cumprindo estes requisitos, que são de ordem mais prática, o resto é uma questão de personalidade. Deve existir alguma capacidade de organização e comunicação, a pessoa deve ser capaz de se auto-promover, deve estar disposta a trabalhar no duro (a maioria das vezes o freelance é um trabalho duro. Tem as suas vantagens, mas a ligeireza não é uma delas) e principalmente deve possuir a tão falada auto-disciplina.
Caramba, isto parece o mais dificil!
Mas muitos trabalhadores já possuem estas caracteristicas. Talvez o motivo porque as tiveram que desenvolver não seja o mais agradável, mas o facto é que 90% da população é capaz de se levantar à mesma hora para ir trabalhar sem que o patrão tenha que ligar a perguntar se já acordou. Isto já de si exige uma grande auto-disciplina.

Voltando à pergunta, depois desta lista enorme de pré-requisitos, a resposta pode não parecer tão fácil. Mas eu creio que grande parte dos defeitos funcionais do trabalhador por conta de outrém de devem precisamente ao facto de não estarem a fazer por si próprios. O freelance continua a ter patrão que passa o cheque, muda é a cada trabalho. Continua a ter que se levantar áquela hora, a hora é que pode mudar todos os dias. E no final, o ordenado no banco e o tempo para o disfrutar são as duas grandes mais-valias deste modo de vida. Isso e fazer o que se gosta, que dá uma grande ajuda.

E vocês, acham que qualquer pessoa que se predisponha pode ser freelance?

Nenhum comentário:

Postar um comentário