tag:blogger.com,1999:blog-8113889786733310311.post5984090888046326398..comments2011-07-23T17:54:45.290-07:00Comments on Artista e Freelance: O preço pelo pacoteToonmanhttp://www.blogger.com/profile/17353139781189500663noreply@blogger.comBlogger2125tag:blogger.com,1999:blog-8113889786733310311.post-10783976320148843522009-07-30T15:09:52.609-07:002009-07-30T15:09:52.609-07:00O mercado está cheio de prima-donas, não apenas no...O mercado está cheio de prima-donas, não apenas no nosso meio. O mais provável é que o cliente tenha tido más experiências, e que aja em conformidade.<br />Resta ter uma atitude profissional que seja firme o suficiente para retirar ao cliente esses "medos".<br />Começam por ficar assustados, porque estão habituados a um contacto mais informal, mas é no interesse do profissional que encare o que faz como um negócio antes de tudo.<br />Uma base sólida de negociação normalmente descansa o cliente quanto ao que pode esperar do profissional, e deixa-o muito mais aberto a algumas exigências.<br /> <br />Quanto a negociar prazos, é um assunto que tratarei mais à frente, ainda tenho que maturar a ideia.<br /><br />Bom comentário, já agora, obrigado.Toonmanhttps://www.blogger.com/profile/17353139781189500663noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8113889786733310311.post-64074666698562465552009-07-30T07:46:09.351-07:002009-07-30T07:46:09.351-07:00Em termos práticos, ainda não consegui negociar de...Em termos práticos, ainda não consegui negociar descontos ou "atenções", como certos clientes gostam de nomear cortes em orçamentos. <br /><br />Eu tenho descoberto que o mercado está completamente viciado neste aspecto, porque no momento em que argumentas os factos óbvios que tens aqui enunciados, o tom do outro lado dá-te logo a entender que és uma de várias coisas: arrogante, ingénuo ou chico-esperto.<br /><br />Tive há pouco tempo uma experiência em que andei de trás para a frente com um trabalho, perdi tempo à espera, recusei um trabalho no meio do processo, e antes de sequer fazer a minha parte, foi-me pedida uma "atenção".<br /><br />A contrapartida tácita nestas negociações é sempre a perda automática do cliente em próximos trabalhos, coisa que pode sempre acontecer na mesma, mas é uma coisa com que se tem que viver enquanto não formos tratados como profissionais com regras e condicionantes específicas ao nosso trabalho.<br />Idealmente, e na minha opinião, não se devem negociar descontos, mas enquanto tomarmos essa posição individualmente, vamos continuar a ser excepções á regra de que há sempre alguém que cede e trabalha por menos a que tem direito. A questão do faseamento é lógica para nós, mas nunca conheci um cliente que não te apresentasse o prazo de entrega à partida como o "fim do mundo em cuecas", por isso, não vejo como negociar esse tipo de condições. :)2depaushttps://www.blogger.com/profile/18060474281294244404noreply@blogger.com